China

Saturday, August 26, 2006

Aspectos naturais



O relevo da China caracteriza –se pela ocorrência, a oeste de terras altas, elevados planaltos e dobramentos modernos e, a leste, de terras baixas, baixos planaltos e extensas planícies.
Nas terras altas, encontra-se o “telhado do mundo”, assim chamado pelo domínio das grandes altitudes. São dessa região elevado planalto do Tibet, com cerca de 4 mil metros de altitude, e a cordilheira do Himalaia, localizada na fronteira entre a China e o subcontinente indiano. Essas grandes elevações funcionam como os mais importantes provedores de água do continente asiático. Nelas, situam-se as nascentes de alguns de seus principais rios – o Bramaputra, o Mekong e o Yang-tse, principal rio chinês.As terras baixas, é o local onde vivem cerca de 90% da população chinesa
Devido a sua extensão territorial e posição geográfica, a China possui uma grande diversidade de climas. Em sua parte oeste predomina o clima de montanha, extremamente frio, como no Tibet, e o com temperaturas elevadas, como no Sinkiang (região autônoma chinesa) e no extenso deserto de Gobi (na fronteira com a Mongólia).
A leste, os climas são temperados, como nas áreas banhadas pelos rios, e subtropicais sujeitos ao regime das monções.
Na China, as temperaturas médias de inverno são muito baixas, com exceção de sua porção meridional. No verão porém, as temperaturas são bem elevadas, com exceção do Tibet.
Bastante alterada pela ocupação humana, a vegetação chinesa caracteriza-se, a oeste, pelo domínio de estepes e vegetação desértica – região em que contrastam os climas de montanha e desértico. A leste, onde predominam os climas temperados, a vegetação é composta de pradarias e florestas tropicais.

Aventuras na China:

  • Sabe-se que a região do Tibet é considerado o “telhado do mundo”. Como as grandes elevações da cordilheira do Himalaia influenciam o clima da China????

0 Comments:

Post a Comment

<< Home